Desvendando o Color Blocking

sábado, 24 de setembro de 2011

Para quem ainda tem dúvidas sobre que cores usar no color blocking vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Círculo Cromático, assunto que começamos a falar aqui:


Cores complementares: são posicionadas em lados opostos no círculo cromático e sempre funcionam bem juntas. Por exemplo, a cor complementar do azul é o laranja.

Na harmonia monocromática utilizamos vários tons da mesma cor, variando sua luminosidade e saturação, o que torna esta combinação harmoniosa e bastante elegante. No objetivo do color blocking há o perigo da monotonia visual, uma vez que o contraste é inexistente.

Na harmonia análoga combinamos uma cor primária com duas adjacentes a ela no círculo de cores utilizando uma das cores como dominante no conjunto e aplicando as demais em detalhes o que torna esta harmonia mais rica que a monocromática porém permanecemos sem uma cor de contraste.

Na harmonia de cores complementares buscamos o contraste através do uso de cores diametralmente opostas no círculo cromático. Esta é a essência do color block . Com esta harmonia conseguimos combinações interessantes ao utilizar uma cor quente e uma fria não saturada, ou seja, que não seja uma cor “estourada”, intensa, em tons mais brandos, assim, usando uma delas como dominante e a outra nos detalhes se obtêm um destaque interessante.

Na decomposição das complementares usamos três cores eqüidistantes no círculo das cores buscando uma combinação em harmonia triádica que apresenta grande contraste, mas ainda sim, equilíbrio. Como nas demais, busque focar em uma cor intensa e nos temas com tonalidades mais brandas.

Também muito utilizadas nos looks com o conceito color block a harmonia complementar dividida e também a harmonia dupla complementar são conseguidas quando se utiliza uma cor em conjunto com as duas adjacentes à sua complementar no círculo das cores ou dois pares de cores complementares entre si. Como exemplo, laranja, azul-violeta e azul-verde ou vermelho, laranja, azul e verde. Em relação à harmonia complementar, a dividida mantém o contraste, sem apresentar muita tensão visual. Já a dupla complementar é a mais rica das combinações porém a mais difícil de se conseguir harmonia.

O preto e o branco podem sempre entrar nas mais variadas combinações para realçar algum detalhe e compor o conjunto.

Tips:

•Utilizar uma cor quente como dominante e uma gama de cores frias para ajudar a dar mais ênfase à cor quente escolhida.
•Evite utilizar cores quentes não saturadas como os castanhos ou ocres porque a sensação visual pode ser arruinada.
•Escolher uma cor para ser utilizada em maiores áreas que as demais.
•Se a combinação não te agradar e der a sensação de mau gosto, não saia assim.

0 comentários:

Postar um comentário

Cores para 2015

Cores para 2015

Esse rosa vem contudo em 2015!!

Esse rosa vem contudo em 2015!!

Novidade para 2015

Novidade para 2015

Continua em 2015!

Continua em 2015!

2015 vem vindo ai .

2015 vem vindo ai .

O atual cimento queimado!!!

O atual cimento queimado!!!

Cimento queimado 2013.

Cimento queimado 2013.

Radar!!!!!

Radar!!!!!

Você pode apostar em cores tropicais ou básicas, misturadas com o verde-esmeralda. Se seu gosto é mais discreto, opte por peças com tonalidade de verde-esmeralda como toalhas, vasos, copos e outros utensílios. Se você já gosta de algo mais marcante, personalize móveis com pintura desta cor ou até mesmo uma das paredes da casa.

Papel de parede com figuras irregulares e...

Papel de parede com figuras irregulares e...
cores quentes e neutras.

Parede lateral com acabamento em efeito camurça.

Parede lateral com acabamento em efeito camurça.
(cor Chocolate ao Leite )

Ideias criativas e impactantes!!!

Ideias criativas e impactantes!!!

Novas composições para paredes

Novas composições para paredes

sensações desse ano...

sensações desse ano...
Etéreo, Óptico, Biológico.

Paleta de cores Pantone 2013. Imagem: Pantone

Paleta de cores Pantone 2013. Imagem: Pantone

Reuso

Reuso
ser atual é ser ecologicamente correta!!!!
 
 
 
É difícil imaginar diferentes alternativas para cascas de ovo se não adubo ou decoração para páscoa, né? Mas não é que acharam outra super criativa e o produto final ficou lindo? É uma luminária que se você não olhar muuuito bem, não sabe que as bolinhas que a compõem na verdade são todas cascas de ovos. Criação do Studio Nosigner.

Lustres e Luminárias "Talheres"

Lustres e Luminárias "Talheres"
Incríveis luminárias feitas de papel reciclado feitas pela Jordy Fu. Inspirada em nuvens às luminárias são complexas e feitas com cortes precisos no papel.
O papel é, sem dúvida, um material pleno de potencialidades, simultaneamente delicado e robusto. À variedade de usos que lhe se lhe conhecem vão-se juntando novas e inusitadas aplicações sempre surpreendentes ora exclusivamente em papel, ora combinado com outros materiais, seja no campo utilitário ou no campo artístico. Inclui-se neste último caso a artista americana Kirsten Hassenfeld, autora de originais esculturas de papel e luz.
Pendentes utilizando utensílios plásticos do designer mexicano Luis Luna chamam a atenção pelos materiais empregados.

Lindos modelos de Luminárias Pendentes. Fotos com coleções de Luminárias Pendentes decorativas e artísticas. O designer alemão Michael Wolke criou esta bela coleção de luminárias pendentes, denominada Beute, feita inteiramente de papelão reciclado.
Transformar livros em luminárias é algo fácil e a iluminação fica romântica e elegante. Na chamada coleção lâmpada Entre Lineas, essas transformações só foram possíveis com a combinação de explorações de materiais, técnicas artesanais e industriais. Estas luminárias de papel dão uma nova vida e utilidade aos livros velhos, que poderiam ter ido descarga abaixo. Estou certa de que as luminárias de papel são algo que podemos criar nós mesmos também, se usarmos a nossa criatividade.